Fisica Experimental 1
Física Experimental 1
Experimento 1 - Relatório
GRÁFICOS
Centro Universitário Estácio de São Paulo
Experimento 1 - Relatório
GRÁFICOS
Relatório apresentado a disciplina Física
Experimental com a Professora Ds. Ester
Rodrigues.
Alessandra Schiavon R.A: 2013.07.08630-6
André Salvador R.A: 2013.07.08805-8
Elaine Barbosa R.A: 2013.07.08670-5
Fábio Costa R.A: 2013.07.08579-2
Introdução
Os gráficos são muito importantes e ajudam na praticidade de ver dados experimentais e resultados obtidos. Auxiliam na visualização de um determinado fenômeno, uma tendência ou comportamento de dados, que a maioria das vezes ficam difíceis de serem observados apenas em tabelas. Como existem inúmeros tipos de gráficos, também existem diferentes tipos de papéis para representá-los, entre eles, o papel milimetrado, o papel mono-log e o papel di-log.
A partir disso, perceberemos na prática principalmente a ênfase em calcular módulos de escala e linearização. Para que isso aconteça é necessário ter conhecimentos básicos em matemática e física.
O objetivo deste trabalho é mostrar que os gráficos são representações de uma série de resultados obtidos, permitindo chegar a conclusões sobre a evolução do fenômeno estudado ou como se relacionam os valores dos dados.
Gráficos
Gráficos são uma das principais maneiras de se apresentar e analisar dados em ciência e tecnologia. Devem ser claros e conter um título, eixos, escalas, unidades e barras de erro. Existe uma grande diversidade nas formas de representação gráfica e a crescente utilização de softwares específicos que favorece a execução dos mesmos. A escolha da forma a ser utilizada está diretamente relacionada com o tipo de dado e o objetivo do gráfico.
A apresentação gráfica é um complemento