Princípios de Contabilidade
Da
Contabilidade”
____________________________________________________________________________
Instituição de Ensino: Faculdade de Tecnologia Apoena
Curso: Técnico em Contabilidade 2º Semestre
Disciplina: Contabilidade Geral
Professora: Daniele Ximenes
Aluno: Glayciane Maria Cosmo de Oliveira
Introdução
Os Princípios da Contabilidade
Os princípios de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional.
A partir de 02 de junho de 2010, os princípios fundamentais de contabilidade (PFC)”, citados na resolução CFC nº 750/1993, passam a denominar-se “princípios de contabilidade (PC)”, por força da resolução CFC 1.282/2010.
Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades.
São princípios da contabilidade:
I – o da Entidade
II – o da Continuidade
III – o da Oportunidade
IV – o do Registro pelo valor original
V – o da Competência; e
VI – o da Prudência www.portaldacontabilidade.com.br Desenvolvimento
O Princípio da Entidade
O princípio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. www.portaldacontabilidade.com.br “Comentários:
O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. “ A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de