Nova Gênesis
Agrupamento de Redes Heterogêneas
Nova Gênesis
(Internet do Futuro)
Março/2014
Apresentação
Nova Gênesis
Introdução
O projeto
Arquitetura
Composição de Serviços
Conclusão
Introdução
Pesquisas em desenvolvimento em diversos cantos do mundo tentam, a todo o momento, encontrar soluções e aprimoramentos para a rede interligada de computadores, de forma a dar mais segurança aos ambientes virtuais e continuar fornecendo suporte frente à demanda tecnológica e à evolução dos serviços.
Enquanto as instâncias de vida e de trabalho se tornam cada vez mais imersas nesse ambiente conectado, há quem pesquise um novo modelo de rede. Um desses projetos que propõe um tipo inédito de internet vem do sul de Minas Gerais, na cidade de
Santa Rita do Sapucaí.
Desenvolvido pelo Instituto Nacional de
Telecomunicações (Inatel), o programa NovaGenesis estuda a criação de uma nova arquitetura de processamento e troca de dados. A proposta é encontrar uma tecnologia mais adequada, compreensiva, flexível e segura que resolva os problemas e responda aos desafios da web contemporânea.
O Projeto
Na época em que o IPv4 foi construído ouvimos boatos que os 4 bilhões de números iriam dar conta do recado e que seria impossível o esgotamento, porém não foi o que aconteceu. Em junho de 2012 ocorreu o anuncio com o final do suporte ao IPv4 e a partir dali o anuncio e uso do IPv6, que suporta uma quantidade de endereços que nem sabemos falar: são 3,4x10 elevado à 38ª potencia o que hoje consideramos uma quantidade enorme de endereços, mas se um dia isso acabar? E a tendência é essa.
O pesquisador brasileiro Antônio Marques Albertini visando os problemas de segurança e esgotamento de endereços decidiu construir uma nova arquitetura de rede chamada Nova Gênesis. O nome Nova Gênesis significa "novo começo" e o nome veio da ideia de que um novo ambiente para a grande rede precisa ser criado para acompanhar o processo de