Pr Tica 02 Ohm Metro
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE QUÍMICA - BACHARELADO
RELATÓRIO DA PRÁTICA 02: OHMÍMETRO
PRÁTICA REALIZADA EM 09/03
NOME: GABRIEL ÁQUILA MAIA PERDIGÃO
MATRÍCULA: 353958
TURMA: 01
PROFESSOR: NILDO LOIOLA DIAS
Fortaleza, 16 de março de 2015
1. INTRODUÇÃO Um resistor tem duas funções básicas: ora transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito (oferecendo resistência à passagem de elétrons).
Encontramos resistores mais comumente nos chuveiros elétricos, nos filamentos das lâmpadas incandescentes, em aparelhos eletrônicos, etc.
O ohmímetro é um instrumento capaz de medir a resistência elétrica em um dado componente em que nele está passando corrente. No mercado, existem instrumentos que agregam o voltímetro, o amperímetro e o ohmímetro, chamado multímetro digital. A medição é feita colocando em paralelo o instrumento e o componente elétrico. A medição será baseada na lei de Ohm. O aparelho aplica determinada corrente no resistor, medindo, a partir disso, a tensão nos terminais e, finalmente, calcula-se a resistência do componente. O ohmímetro, geralmente, é utilizado para encontrar caminhos que estão em curto circuito ou em circuito aberto. O primeiro caso é identificado quando a resistência calculada é muito pequena. Já em circuito aberto a medição da resistência é muito alta. Outro procedimento que será abordado nesta prática será a interpretação das cores existentes em cada resistor, o valor da resistência nesses componentes é conhecido como valor nominal. Necessariamente, para você descobrir a resistência de um componente, é preciso que a pessoa consulte uma tabela para analisar o que cada cor está indicando. Geralmente, os resistores trazem, ao total, quatro ou cinco faixas. Existem também resistores com seis faixas que são lidas como se fossem cinco, mas possuem uma leitura a mais: coeficiente de temperatura