Cruzadas
Características sociais
A sociedade feudal era composta por três elementos (Três grupos sociais com status fixo): o Lord, a Nobreza, os Camponeses e os Vassalos.Apresentava pouca ascensão social e quase não existia mobilidade social (A igreja foi uma forma de promoção,de mobilidade)
O Clero tinha como função oficial rezar.Na prática,exercia grande poder político sobre uma sociedade bastante religiosa,onde o conceito de separação entre a religião e a política era desconhecido. Mantinham a ordem da sociedade evitando, por meio de persuasão e criação de justificativas religiosas, revoltas e contratações camponesas.
A Nobreza (também chamados de senhores feudais);principal função guerrear, além de exercer considerável poder político sobre as demais classes.O rei lhes cedia terras estes lhe juravam ajuda militar (relação de suserania e vassalagem).
Os servos da gleba constituíam a maior parte da população camponesa, eles eram presos à terra e sofriam intensa exploração, eram obrigados a prestarem serviços à nobreza e a pagar-lhes diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de proteção militar. Embora geralmente se considere que a vida dos camponeses fosse miserável, a palavra “escravo” seria imprópria. Para receberem direito á moradia nas terras de seus senhores, assim como entre nobres reis, juravam-lhe fidelidade e trabalho.
Os Vassalos oferecem ao senhor ou suserano, fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem estendiam-se por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Características econômicas
A produção feudal própria do Ocidente europeu tinha por base a economia agrária, da escassa circulação monetária, auto-suficiente. A prosperidade feudal pertencia a uma camada privilegiada, composta pelos senhores feudais, altos dignitários da Igreja (o Clero) e o longínquos descendentes dos chefes tribais germânicos. As estimativas de