sociedade de roma
Maria Luiza Corassin
Introdução
Dados
Roma constituía uma cidade-estado, a qual se formara a partir da região do Lácio vindo a tornar-se um império mundial. Tendo perdurado do o século VIII a.C. até o século V d.C., no período de sua extensão máxima abrangia desde a Britânia até o Oriente Próximo e do Reno até o Norte da África.
Roma: Cidade-Estado
Localidade: Lácio
Período de Duração: VIII a.C. – V d.C.
Extensão: Da Britânia ao Oriente Próximo e do Reno ao Norte da África.
1. A Roma dos Reis
Lendas e Fundação de Roma
A fundação de Roma remonta á duas lendas.
Eneida
A primeira é a de Eneias, relatada na Eneida, do poeta Virgílio. Segundo a obra, Eneias teria sido um troiano o qual havia conseguido fugir de Tróia após a invasão grega e dirigiu-se para a Península Itálica. De fato, algumas peças artesanais encontradas na Península Itálica no século V a.C. demonstram o culto a Eneias.
Rômulo e Remo
Uma lenda local, no entanto, relatava o surgimento de Roma segundo a lenda de dois irmãos; Rômulo e Remo. Os dois irmãos teriam sido jogados a um rio após o nascimento e sobreviveram milagrosamente, sendo salvos por um pastor e amamentados por uma loba.
Problemas e Solução
Persistia o problema de conciliar temporalmente as distâncias entre o final da Guerra de Tróia (séc. XIII a.C.) e a fundação de Roma, calculada em 753 a.C. Tito Lívio, desta forma, realizou a tarefa em sua obra “Da Fundação da Cidade”.
Segundo o autor, Eneias haveria desembarcado na região do Lácio, desposado a filha do rei Latino, Lavínia, e fundado a cidade de Lavínio. Seu filho, por sua vez, fundara a cidade de Alba Longa onde reinaram trinta reis até Numitor. Neste ponto, o irmão de Numitor, Amúlio, apoderou-se do trono depondo seu irmão e obrigou a filha deste, Réa Sílvia, a tornar-se vestal, de modo que não pudesse ter filhos herdeiros ao trono. Contudo, esta engravidou do deus Marte e Amúlio ordenou que