questoes para estudo macroeconomia
1 – EXPLIQUE COMO SE COMBATE A INFLAÇÃO ESTRUTUTRAL E DE CUSTOS
Estrutural - O problema vem da redução da oferta de produtos/serviços e a única maneira de suprir o problema é dispor de ESTOQUES REGULADORES ou importando produtos (ruim).
Custos – Investimento em tecnologia, técnicas de produção, educação, etc.
2 – EXPLIQUE AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESCOLAS MONETARISTA E KEYNESIANA NO COMBATE À INFLAÇÃO DE DEMANDA.
Os monetaristas acreditam que o aumento do dinheiro em circulação provoca o aumento dos preços. DÉFICIT PÚBLICO EXPANSÃO MONETÁRIA INFLAÇÃO
O excesso de demanda provocado pela expansão monetária , aumenta os preços
Já a escola Keynesiana O nível de preços não é determinado pela quantidade de dinheiro existente ( como querem os monetaristas) mas sim pelos custos de produção.
3 – QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS FATORES ACELERADORES E MANTENEDORES DA INFLAÇÃO?
Os fatores aceleradores são os que iniciam o processo inflacionário e se referem a variações econômicas tais como o aumento/redução de salario médio real, produtividade, taxa de cambio, custo de bens importados, impostos, etc.
Já os mantenedores são relativos à cadeia de relações e os conflitos distributivos de entre o governo, trabalhadores, setor financeiro e trabalhadores. Uma empresa sofre o efeito e repassa para frente esta variação inflacionária.
4 – EXPLIQUE EM QUE CONDIÇÕES O DÉFICIT PÚBLICO PODE SE TORNAR UM FATOR ACELERADOR OU SANCIONADOR DA INFLAÇÃO.
5 – QUAIS AS FORMAS DE SE COMBATER A INFLAÇÃO ADMINISTRATIVA.
Existem três forma de se combater a inflação administrativa. A primeira delas é o governo pegar de “surpresa” a sociedade e fazer o congelamento de preços e salários. A segunda é um pacto social entre trabalhadores, empregadores, governo, etc para estabelecer novos preços e conter a inflação. A terceira é a indexação total com troca de moeda, ou seja, estabelecer uma nova unidade monetária