Macroeconomia
A Macroeconomia é a parte da economia especializada na análise das variáveis agregadas: produção nacional total, renda, desemprego, balança de pagamentos e taxa de inflação. A macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo.
O objectivo da macroeconomia é de explicar as mudanças económicas que afectam muitas famílias, empresas e mercados simultaneamente.
A macroeconomia trata de diversas questões entre as quais destacam-se:
• Porquê a renda média é alta em alguns países e baixa em outros?
• Porquê os preços aumentam rapidamente em certas épocas e são mais estáveis em outros períodos? Por que a produção e o emprego se expandem em alguns anos e se retraem em alguns anos?
• Quais as causas da inflação e do desemprego o que determina a criação da riqueza no curto, médio e longo prazo?
• Qual é a origem das flutuações cíclicas do produto e do emprego? Porquê razões os países crescem a taxas diferentes?
• Como é que o Governo e o Banco Central podem afectar a evolução da economia, do desemprego e da inflação? Como pode notar, as questões apresentadas acima são todas macro-económicas porque se referem ao funcionamento da economia como um todo. Como o estado da economia afecta todo o mundo, as questões macro-económicas desempenha um papel central no debate político.
Microeconomia versus Macroeconomia
A Microeconomia é o estudo da tomada de decisões individual de famílias e empresas e sua interacção em mercados específicos. A Macroeconomia é o estudo de fenómenos da economia como um todo, incluindo inflação, desemprego e crescimento económico.
A microeconomia analisa o comportamento de indivíduos e empresas, individualmente. Ela se preocupa com as decisões das famílias e empresas tomadas individualmente, e como esses tomadores de decisões interagem no mercado.
Um princípio fundamental da microeconomia é que as famílias e as empresas optimizam, ou seja, fazem o melhor que podem por si