Educação
Correspondência Oficial: Produzindo Atas e Relatórios
A ata é um resumo escrito, com clareza e precisão, das deliberações, resoluções, assembléias, reuniões ou solenidades, esse documento é redigido por um secretário.
Na introdução deve constar data, local, horário de início, nomes do presidente e do secretário, registra-se a leitura e a aprovação da ata anterior, o expediente do dia e a ordem do dia e dá-se início ao relato da reunião.
O fecho emprega-se dizeres como ”Nada mais havendo a tratar. O senhor presidente encerrou a sessão...”. Ao final são necessárias as assinaturas do presidente, do secretário e dos demais participantes, a presença de rasuras no corpo do relato pode comprometer sua credibilidade.
O relatório é um documento que apresenta informações; descreve e analisa fatos a serem investigados. Há diversos tipos de relatórios: parciais, finais, periódicos, de rotina, de pesquisa, científicos, técnicos, administrativos, individuais ou coletivos.
A linguagem empregada deve ser clara, coerente, precisa, objetiva e correta, pautando-se pelo uso da norma culta.
Geralmente cada órgão adapta os componentes desejados, bem com as normas de apresentação geral.
Unidade 3 – Resumo
Memorandos, circulares, correio eletrônico
O memorando é uma comunicação escrita de circulação interna, somente para funcionários e de caráter administrativo, sua principal característica é a agilidade, dispensa determinadas formalidades. Em geral, os órgãos públicos têm impresso próprio para memorando se não atende-se para essa estrutura: o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa, o campo assunto deve ser uma síntese do que se pretende expor e deve-se tratar um só assunto em cada memorando.
No setor público, quando é necessário fazer uma comunicação endereçada, simultaneamente, a diversos destinatários utiliza-se a circular (ofício – circular memorando- circular). Podendo transmitir avisos, ordens, instruções, convites, para um público que