Sociedade e Política na Roma Antiga
2. O Júlio César fez um acordo com o Crasso e assim eleito cônsul, iniciou as suas primeiras conquistas< Gália foi ao Oriente. Em Roma, aproximou se do Senado e de Cicero, recebendo amplos poderes. E também invadiu a Itália. Em 49 a. C iniciou uma guerra civil em Roma, na qual era o Cneu Pompeu contra Caio Julio César. Após a derrota de seu inimigo, César tornou se imperador. (Páginas 60 e 61).
3. A vida dos escravos era bem precária. Trabalhavam como lavradores ou pastores ma propriedade familiar. Também existia um outro modo de escravização que era por dividas, porém esse foi proibido em século IV a.C. A sociedade romana passou a escravizar os estrangeiros e outros prisioneiros de guerras e por vezes eram convocados para serviços militares. A escravidão passou a ter muito valor, poir vários setores produtivos da economia romana passaram a se basear nesse método. (Páginas 46 e 47).
4. A Villa é, na agricultura, uma nova forma de propriedade que se desenvolveu. Era, basicamente, uma empresa agrícola racionalmente organizada. Referente ao Catão, a Villa é oposto da pequena propriedade camponesa que existia anteriormente na Itália.