Sociedade de Consumo
Trabalho de Sociologia
Bruna Constantino
E.E. Professor Mário Casassanta
Sociedade de Consumo (Trabalho de Sociologia)
Bruna Constantino de Oliveira 28/03/2014
N°04 Série : 2°a Período: Manhã
As sociedades de consumo
Sociedade de consumo é um termo usado para designar as sociedades que tem uma alta taxa de industrialização e um alto poder de compra de bens e serviços, os quais são comprados em massa por essas sociedades. Sobre a sociedade de consumo são feitas críticas positivas e negativas. Positivas: a sociedade de consumo é fruto de um alto desenvolvimento que chegou a determinadas sociedades. A maior parte da população dessas sociedades foi beneficiada, podendo ter acesso a uma grande quantidade de produtos, promovendo-se então uma maior igualdade social.
Negativas: pode-se afirmar que a sociedade de consumo é uma sociedade que se rendeu ao capitalismo, e por isso, sofre grande influência deste, o qual se preocupa apenas em vender. Do ponto de vista ambiental, a sociedade de consumo é uma sociedade insustentável, pois a natureza, a qual oferece a matéria prima para as indústrias, não consegue se repor ao ritmo da produção e venda de produtos. Cabe também acrescentar que além da natureza, os países subdesenvolvidos também sofrem. Estes ficam submissos as vontades dos países desenvolvidos, e não conseguem se preocupar com as condições de vida que são oferecidas a sua população.
As principais características da sociedade de consumo
. Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando a que as empresas recorram a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.
. A maioria dos produtos e serviços estão normalizados, os seus métodos de fábrico baseiam-se na produção em série e