sociedade de consumo
Atualmente existe uma grande dependência dos consumidores em relação aos bens de consumo. Isto pois ao longo da nossa vida, o mundo vai mudando, tornando-se cada vez mais rápido e é necessário que haja uma adaptação por parte dos cidadãos relativamente ao mundo que os rodeia. Esta relação é tão forte que os consumidores se deslocam incansavelmente à procura de “objetos”, ou seja, passa a existir uma sociedade de consumo. A sociedade de consumo desenvolveu-se através da melhoria das condições dos trabalhadores e também do mercado o que leva a um crescimento da economia e consequentemente à evolução das empresas.
A alimentação ganhou um novo sentido graças a esta nova sociedade de consumo que emergiu, o que se reflete no modo de comer e de se relacionar com a alimentação, provocando alterações no padrão alimentar. Comer passou a ser um padrão, uma formatização, passou a fazer parte do quotidiano das pessoas e de um mundo moderno e global. Fazer refeições fora de casa, comer em pé rapidamente, abandonar o “cozido à portuguesa” e adotar o hambúrguer passou a fazer parte do quotidiano das pessoas.
As modificações no estilo de vida, graças à urbanização e à industrialização crescente, à intensificação do trabalho feminino, à evolução das formas de distribuição dos alimentos e do marketing, entre outros fatores, são também responsáveis pelas mudanças nos hábitos alimentares nas últimas décadas.
O QUE É FAST-FOOD?
A ideia de aperfeiçoar o atendimento, agilizando o serviço e economizando com os salários dos funcionários (garçons, cozinheiros) foi de Maurice e Richard McDonald, que foram donos de um drive-in por mais de 10 anos. Apostaram então num sistema de “produção” parecido como uma linha de montagem, e idealizaram uma cozinha que comportasse os equipamentos para o preparo de pouca variedade de alimentos, em grandes quantidades.
Com poucos funcionários e com um serviço padronizado, os irmãos McDonald tiveram seu