Cartografia X
Faculdade de Oceanografia - FAOC
Aluna: Diana Machado Tompson
Matrícula:
Professora: Maria Elena
Disciplina: Cartografia X
RIO DE JANEIRO
2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- ASPECTOS GEOLÓGICOS
3- ASPECTOS METEOROLÓGICOS
4- ASPECTOS OCEANOGRÁFICOS
5- ASPECTOS ECONÕMICOS
6- CONCLUSÃO
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho foi fazer um levantamento sobre as características geológicas, meteorológicas e oceanográficas de uma determinada região próxima á costa do Brasil. Para isso foi escolhida uma carta náutica (23000) que corresponde à região do Cabo de São Tomé ao Rio de Janeiro e apresenta batimetria desde a costa até o oceano profundo. A escolha dessa área se deu pela sua vasta exploração no mercado, devido à bacia de Campos ser de grande interesse econômico, já que a área apresenta um alto potencial para a exploração de petróleo.
2- ASPECTOS GEOLÓGICOS
2.1 - Mudanças na linha de costa
2.2 - Plataforma, Talude e Bacia
3- ASPECTOS METEOROLÓGICOS
3.1 - Anticiclone subtropical do Atlântico Sul.
3.2 - Ventos
3.3 - Clima
4- ASPECTOS OCEANOGRÁFICOS
4.1 – Massas d’água
Massas d’água são corpos de água no oceano que apresentam combinações de características físico-químicas, como por exemplo, salinidade, temperatura e densidade, bem definidas.
A região é composta pelas seguintes massas d’água: - Água Costeira (AC): também chamada de Água de Mistura, pelo fato de ser o resultado da mistura das plumas fluviais com as massas d’água. Sendo assim, sua principal característica é a baixa salinidade causada pela forte influência continental. - Água Tropical (AT): formada por águas superficiais (até 200m de profundidade), quente (temperatura > 18ºC), salina (> 35.9) e oligotrófica formada próximo ao Equador. - Água Central do Atlântico Sul (ACAS): composta por águas sub-superficiais (podendo variar de 100