sociedade da informa ao
A criminalidade na informática teve início por volta da década de 70 com a proteção da vida privada, que logo depois nos anos 80 iniciou-se o combate a delinquência econômica na informática, e em seguida veio a preocupação de proteger a população dos malefícios provocado por esse tipo de ação.
O tratamento da criminalidade na internet tem se tornado um desafio para as autoridades. A situação fica mais complexa por conta das configurações do espaço virtual, que permitem relações sociais instantâneas e transnacionais, dificultando a ação do Estado nacional.
Os crimes tradicionais realizados pela internet podem ser nominados como ciber crimes, crimes cibernéticos, crimes virtuais, crimes digitais, crimes eletrônicos, crimes on-line. Os mais usuais são furto, apropriação indébita, dano, violação de segredo profissional, desobediência, estelionato, crimes contra a honra, racismo, pornografia e pedofilia, violação de correspondência, violação de direitos artísticos, débito não-autorizado em cartão de crédito, favorecimento pessoal e real de usuário, entre outros.
Se tratando de criminalidade na informática sabe-se que há um campo vasto de possibilidades para a pratica desse crime, e falando em informática um dos casos mais comuns é a pirataria, ou melhor ‘‘pirataria informática’’ Que se trata de pessoas sem rosto que entram nos sistemas informáticos de pequena e grandes empresas, e nos computadores de pessoas comuns .
Os exemplos de ataques informáticos são os mais diversificados, e sendo os mais afetados os departamentos governamentais.
Existem vários tipos de delinquentes:
*Amadores
*Perturbados
*Membros de crimes organizados
*Espiões
*Quebras Sistemas (Hackers)