Sociedade Da Informa O E Do Conhecimento
A modernização administrativa e o e-government
Ana Judith Custódio
Trabalho da unidade curricular
Sociedade da Informação e do Conhecimento
Docente:
Dr. Professor Gustavo Cardoso
Junho, 2013
INTRODUÇÃO
O Estado, desde a sua conceção, passou por diversas transformações e reformas, sendo que nas últimas décadas tais transformações sempre foram apelativas para o bem-estar social dos cidadãos e para a modernização. Assistimos a uma gradativa transformação no aparelho do
Estado onde houve a necessidade de se pensar numa nova forma de gerir o Estado, aproveitando os novos recursos da era da globalização económica e tecnológica.
O e-government aparece como uma ferramenta chave para o controlo e acompanhamento dos atos do governo, dando visibilidade e transparência à gestão pública e proporcionando espaços de acesso ao cidadão para que este participe ativamente da vida pública do país. No entanto, é necessário que o Estado e os cidadãos estejam preparados para usufruírem de tal benefício.
Na era tecnológica em que vivemos, as TIC's muito podem contribuir para a diminuição da corrupção que afeta tão prejudicialmente o Estado. Para tal, o governo vem utilizando a internet como ferramenta tecnológica para possibilitar uma maior integração com os cidadãos, para que estes possam contribuir de maneira participativa na gestão pública e também para conferir-lhe um caráter accountable. Em suma, a accountability, por meio do e-government, torna o governo mais transparente e consequentemente, mais eficiente e eficaz, além de permitir uma melhor participação dos cidadãos e uma melhor democracia.
1
A modernização da Administração Pública
O setor público, na maioria dos países, passou por transformações significativas durante as últimas décadas. Quer essas transformações tenham sido denominadas como "reforma",
"modernização", "reinvenção", ou qualquer outra designação, a maior parte dos governos está agora bem diferente do que