A Sociedade Da Informa O E A Educa O
Você já pensou a vida sem a presença da educação?
Ninguém foge dela, seja em casa, no trabalho, na rua ou na escola, todos nós nos envolvemos com ela: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. Para saber, para fazer ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.
A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado.
Educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso de tecnologias de informação e comunicação, trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhe permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, tomar decisões fundamentadas no conhecimento, operar com influência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, bem como aplicar criativamente as novas mídias, sejam em usos simples e rotineiros, 09sejam em aplicações mas sofisticadas.
Trata-se também de formar indivíduos para “aprender a aprender”, de modo a serem capazes de lidar positivamente com a continua e acelerada transformação da base tecnológica.
Porem quando utilizamos termos como sociedade da informação, sociedade global, costumamos relacionar a um fenômeno econômico, político social e cultural recente, característico da contemporaneidade.
O desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação significou um acréscimo acentuado na capacidade humana em conseguir utilizar de modo otimizado a informação que é disponibilizada. Mas isto também acarreta riscos para os quais devemos estar atentos, uma vez que o sucesso da sociedade é baseado na capacidade de acesso e tratamento, organização da informação.
Faz-se necessário pensar uma educação, aquela que esta umbilicalmente ligada à presença das tecnologias da informação e comunicação, que se coadune criativamente com o momento histórico contemporâneo.
Para Lévy. “ Estamos vivendo a abertura de um novo espaço de comunicação e