1 Guerra Mundial
Causas
O imperialismo (prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres) foi uma das razões para a primeira guerra. No século XX, foi elaborado um conceito chamado de “espaço vital/Lebensraun”, que foi muito bem aceito na época. Este conceito dizia que, basicamente, o país que tivesse mais terras iria possuir mais poder, e essa disputa de terra entre as potências foi uma das causas da primeira guerra.
O nacionalismo também foi uma causa da guerra. Países entraram em guerras apenas para manter sua honra, como por exemplo a Sérvia.
A corrida armamentista também pode ser considerada um motivo para a primeira guerra. A indústria de armas atingiu proporções terríveis no século XX e várias invenções passaram a ter uso militar, como o rádio, o submarino e os navios.
Várias rivalidades também são causas da primeira guerra. Entre elas, podemos citar a Inglaterra x Alemanha, França x Alemanha, Sérvia x Áustria e muitas outras... Com base nessas rivalidades, foram criadas alianças, sendo elas Tríplice Entente, formada pela Inglaterra (Império Britânico), França, Rússia (até 1917, quando começou a Revolução Russa) e Estados Unidos a partir de 1917 e a Tríplice Aliança, formada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano.
O estopim da guerra foi o assassinato do herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, que foi assassinato por um terrorista da organização clandestina “Mão Negra”, que lutava pela criação da grande Sérvia (Pan-eslavismo – junção dos povos eslavos)
A Rússia queria construir a estrada Berlim-Bagdá, mas a Rússia e a Inglaterra eram contra
Interesses
Rússia: tinha interesse em obter um acesso ao Mar Mediterrâneo, e para isso pretendia anexar, sob a justificativa de proteger povos eslavos irmãos, a península balcânica e os estreitos de Bósforo e Dardanelos, então sob domínio do moribundo Império Otomano.
Estados Unidos: os Estados Unidos