Sociedade contemporanea - negro na atualidade
O Brasil em Preto e Branco
Rio de Janeiro
2012
Introdução
Este trabalho tem como objetivo pesquisar qual é a situação dos negros com relação aos brancos no Brasil. Se há vantagens ou desvantagens, se a relação melhorou ao longo dos anos e em que direção ela caminha. Além disto, ressaltaremos o impacto que o racismo exerce sobre a sociedade brasileira e encontrar meios viáveis e adequados de combatê-la.
Os negros no Brasil
Os negros chegaram ao Brasil através da escravidão, todos vindos da África. Eram considerados apenas uma mão de obra barata para os agricultores, que lhes davam apenas comida. Não recebiam salário, tampouco benefícios, não tinham casa, estudo e nem podiam estabelecer relações na sociedade. Trouxeram com eles suas crenças e, mesmo após serem “batizados” no Cristianismo, ainda cultuavam o Candomblé, sua religião de origem, às escondidas em suas senzalas. Historicamente os primeiros negros livres do país adquiriram a liberdade através das cartas de alforria, documento que os declaravam livres. Posteriormente algumas leis foram criadas como: A do Sexagenário, a lei do Ventre Livre e por último a lei Áurea assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888. A principal conseqüência da escravidão e da liberdade dos negros no Brasil foi a formação de uma etnia revoltada, sem estudo, sem dinheiro e sem oportunidade de inserção na sociedade.
Os brancos no Brasil Diferente da forma como os negros chegaram, os brancos vieram para explorar e colonizar o Brasil. Os pioneiros foram os portugueses em 1500. Seguidos dos Holandeses (que ocuparam a região nordeste do país), Franceses, italianos (no estado de São Paulo), alemães (no sul do país), espanhóis (em todo o território brasileiro), entre outros. Eram de religião católica e tentavam a todo custo reprimir as manifestações religiosas dos escravos, além de tentar impor que estes que se tornassem cristãos. Inicialmente