Vacina pentavalente
A vacina Pentavalente é uma vacina combinada do tipo
injetável. Ela é uma união da vacina Tetravalente com a vacina Hepatite B, ou seja, a partir de agora ao invés de duas aplicações será necessário apenas uma injeção.
Pra que serve?
A pentavalente serve de prevenção contra cinco
doenças graves: difteria, tétano, coqueluche, gripe tipo b e hepatite b e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b.
Precauções
- Deve ser administrada com precaução a indivíduos
portadores de trombocitopenia ou distúrbio de coagulação, pois sangramentos podem ocorrer após uma administração intramuscular nestes indivíduos. Nestes casos deve ser utilizada agulha fina para a vacinação e fazer uma pressão firme aplicada ao local (sem esfregar) durante pelo menos 2 minutos após a administração. - Os pacientes portadores de alguma imunodeficiência ou em uso de terapia imunossupressora ou corticosteróides podem ter resposta imunológica reduzida. - Em caso de doenças febris agudas moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
Dose e dosagem
3 doses (0,5 ml cada dose) com intervalo de 60 dias
(mínimo de 30 dias), a partir de 2 meses de idade. Os reforços aos 15 meses e aos 4 anos serão realizados com a vacina DTP. A idade máxima para aplicação da DTP é de 6 anos 11 meses e 29 dias. Será mantido para os recém-nascidos, a primeira dose da vacina hepatite B (recombinante), nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.
Via de Administração
Via intramuscular profunda, no vasto lateral da coxa
esquerda. . Homogeneizar a suspensão antes da aplicação. - Outras topografias possíveis: região ventro glútea e deltóide (a partir de 2 anos de idade) Avaliar massa muscular nesta faixa etária. Não deve ser administrada na região dorso glútea. Não deve ser aplicada intradermica. ESTA VACINA É CONTRAINDICADA PARA PESSOAS