A IDENTIDADE NEGRA NA PÓS-MODERNIDADE, PROBLEMATICAS DE ABORDAGEM

988 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II

A IDENTIDADE NEGRA NA PÓS-MODERNIDADE, PROBLEMATICAS DE ABORDAGEM

Santa Maria, 26 de junho de 2014.
Alexon Messias da Rocha

Na sociedade ocidental atual para constitui-se enquanto individuo é necessário levar em consideração vários elementos, como conjunturas (nacionais e regionais), vivencias (relacionamentos e experiências), conhecimentos adquiridos entre outros. E construir a identidade de um grupo tem sido complicado porque, como diz Hall na obra A identidade na Pós-modernidade, quando discorre sobre as mudanças estruturais que ocorridas no final do século XIX que influenciam na construção da identidade: “Isso esta fragmentado as paisagens de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade, que no passado, nos tinham fornecido solidas localizações como individuo sociais” (HALL, 1998,p.9).
Dentro dessa concepção teórica é complicado de organizar um conjunto de elementos que possam caracterizar um grupo de indivíduos, ou melhor, dizendo, um individuo - o que Hall vai nominar de sujeito sociológico (P.11), pois até dentro de um grupo unido por semelhanças culturais existem peculiaridades entre essas pessoas - o sujeito pós-moderno. O que Hall fala do sujeito pós-moderno, na sua constituição da(s) identidade(s) não são fixas ou permanentes.
Exemplificando essa posição, um individuo negro (a) vai se relacionar de forma diferente em determinados espaços. Não é possível prever como ele (a) irá se colocar em qualquer situação, mas dependendo do lugar onde este individuo estiver Negro estiver ele se relacionará diferente. Se ele estiver no meio de pessoas negras ele se ente e um jeito, e se enxergará diferente se estiver em um espaço onde for o único negro.
Vivemos em uma sociedade com culturas fragmentadas e com diversas identificações. E quando se fala da questão da Etnia

Relacionados