Análise do Livro Didático - Hostória
INTRODUÇÃO
Neste presente planejamento iremos discorrer sobre as mãos escravas para o trabalho, através de uma proposta sócio histórica visando ampliar a compreensão da realidade do aluno, mostrando as mudanças ocorridas na sociedade. Segundo a lei 10639/03 devemos pensar em um planejamento que estuda a cultura e história afro-brasileira e africana através de uma ideia de democracia racial.
ANÁLISE DO CAPÍTULO DO LIVRO DIDÁTICO
O capítulo nos faz refletir sobre o passado escravocrata do Brasil que legou à atualidade ideias e comportamentos de preconceito racial em relação aos negros. E faz as crianças pensarem na atualidade em relação aos negros e pensar se o preconceito ainda existe em nossa sociedade, conscientizando os alunos a não serem pessoas preconceituosas, mostrando a realidade dos negros no Brasil e sua evolução.
TEMA
Mãos escravas para o trabalho. Esse tema é importante para possibilitar um melhor entendimento do presente por meio de uma reflexão sobre os acontecimentos passados. Os alunos podem refletir sobre as práticas racistas tanto na sociedade do período colonial e quanto as atitudes discriminatórias em que encontramos nos dias de hoje.
OBJETIVO GERAL
Problematizar o ensino étnico-racial buscando conscientizar e analisar os pré-conceitos existentes na sociedade contemporânea. Buscando informações com pesquisas em livros, revistas e vídeos. Faz sentido para a turma do 3°Ano, pois estão em formação de caráter, além de estar inseridos em uma sociedade que há muito preconceito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular os alunos com propostas desafiadoras, questionadoras e que impulsionem o aluno a buscar outros conhecimentos e formular problematizações. Valorizando a participação do aluno e assim criar condições para que ele construa um conhecimento um crítico sobre o mundo. Enfatizar o dialogo e as