Socialização e o processo de construção de identidade
No sentido de que a socialização é um aprofundamente cultural, inclui o conhecimento, a crença, arte, moral, costumes e muitas outras capacidades e habitos adquiridos pelos individuos na sociedade, ou seja, personalidade é a soma de comportamentos para se tornar diferente do restante da sociedade.
Alguns fatores tambem contribuem para o desenvovimento de personalidade, como: a herança biologica, o ambiente fisico, a cultura e as experiencias desenvolvidas no meio social. Sendo assim podemos afirmar que personalidade é um comportamento unico e total da pessoa, e varia de um local para outro, por exemplo: Os gaucho costume de chimarão e churrascos, na Bahia os vatapas e carurus e outros apimentados.
A socialização é de extrema importancia, pois ao longo do tempo ela desenvolve relações socias e outros.Atraves desse processo o individuo poderá ocupar ao longo de sua vida varias posições socias na hierarquia social. Em nosso cotidiano a palavra “status” definem essas posições sociais, sendo alta ou baixa, sendo pobre ou rico, cada um tera seu papel na sociedade!
“STATUS” pode ter diferentes visões, como: * Status adquirido- que é aquele que o individuo consegue pelo seu proprio esforço e sua capacidade. * Status atribuido - que é no geral para os mais famosos, como por exemplo: cantores, jogadores de futebol entre outros, sendo assim esse se torna o status mais elevado.
Os grupo de status diferenciam-se pelo consumo de bens e são representadas por estilos de vida, ou ate mesmo pelo modo de se vestir, onde mora, consumo entre outros. E é por isso que existe essa desigualdade na sociedade, exemplo: Um filho de lixeiro não iria se misturar e se caracterizar entre os filhos de advogados ou engenhiros.
Principais agentes da socialização: * 1° FAMÍLIA: Porque o individuo é influenciado desde ao nascer e de certa forma mantem essa influencia por grande parte da sua vida. Os pais socializam