Mudança de Atitudes
A partir de novas informações nossas atitudes podem ser modificadas, tais como afetos, gestos, situações e comportamentos.
Mudamos nossas atitudes quando descobrimos que um determinado objeto nos faz bem a saúde, ou nos ajuda de qualquer forma.
Processo de Socialização
Nesse processo, o indivíduo tornasse membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento.
Grupos Sociais
Existem as organizações que servem de intermediário entre o individuo e o conjunto social, intermediação essa feitas pelos grupos sociais.
Os grupos sociais são pequenas organizações de indivíduos que possuindo o senso comum desenvolvem ações para esses objetivos.
Papeis Sociais
Todos os comportamentos que manifestamos no nosso encontro, são chamados na psicologia social, de papel desempenhado.
Os papeis sociais são o que nos faz compreender a situação social.
Nossos papeis sociais nada mais e do que um conjunto de rituais que a sociedade criou.
Uma Nova Psicologia Social
Com uma posição mais critica, vem sendo desenvolvida uma nova psicologia social, buscando a superação das limitações apontadas anteriormente. A psicologia social procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico.
Assim, a psicologia social, como área de conhecimento, passa a estudar o psiquismo humano, objeto da psicologia, buscando compreender como se dá a construção deste mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem.
Além disso, essa psicologia social abandona por completo a diferença entre comportamento em situação de interação ou não interação. Aqui o homem é um ser social por natureza. O homem como ser social, como um ser de relações sociais, está em permanente movimento. Estamos sempre nos transformando, apesar de aparentemente nos mantermos iguais.
Atividade
E a unidade básica fundamental da vida do sujeito material. É através da atividade que o homem se apropria do mundo, ou seja