SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS
RESUMO: SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL.
SALVADOR/BA
2014
RESUMO: SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL.
Trabalho de Conclusão de Disciplina apresentado a Faculdade Olga Mettig, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Pós Graduação em Gestão de Pessoas.
SALVADOR/BA
2014
1 SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL
A socialização de novos colaboradores, mais conhecido como integração, iniciação, orientação, adaptação ou indução. Procura estabelecer junto ao novo participante as bases e premissas através das quais a organização pretende funcionar e como o novo participante poderá colaborar nesse aspecto. Tem como objetivo fazer que o novo colaborador se sensibilize e incorpore os valores, normas e padrões de compromisso com a empresa que considera imprescindíveis para o seu bom desempenho. Que quase sempre envolve os seguintes fatores: Direitos e deveres, objetivos da organização, as regras ou princípios que asseguram a manutenção da identidade e da integridade da organização, produtos e serviços produzidos pela organização.
Cada empresa é diferente de outra, não existem duas empresas iguais em seus aspectos sociais, assim como não existem pessoas iguais, é preciso que se tome cuidado na socialização para que seja feita uma adaptação adequada ao novo colaborador, pois segundo o autor irá exigir que o novo colaborador “adapte suas próprias idéias, seus sentimentos e seu modo de trabalho aos padrões aceitos na empresa”, encontrando assim a melhor forma de trabalho que lhe seja satisfatória.
As organizações propõem estratégias diferentes para socializar os novos colaboradores, e estas estratégias padronizam distintamente experiências de aprendizagem destes colaboradores em um novo papel organizacional específico.
Dentro dos processos de socialização, é fundamental mencionar que tais processos de