dicas de prosperidade
Muitos jovens se formam e decidem dar continuidade aos estudos. Mas grande parte não sabe qual curso procurar, quais as vantagens de cada um e qual atenderá melhor seus objetivos. Às vezes acabam escolhendo algo que não é o que esperavam, porque não entenderam a proposta do curso. Pós-graduação, MBA e mestrado são os caminhos mais comuns para se seguir depois de se formar no Ensino Superior. Algumas pessoas pensam que os três são iguais, no entanto, eles são bem diferentes, e destinados a públicos específicos. Por isso vamos explicar o que cada um deles oferece para que vocês possam fazer uma escolha consciente.
O termo pós-graduação já engloba todos os cursos que podem ser feitos após a conclusão do curso superior – seja de bacharelado, licenciatura ou tecnológico. Existem duas modalidades de pós-graduação:
LATO SENSU – corresponde aos cursos de especialização. São cursos voltados para o aperfeiçoamento e atualização do profissional. São destinados a quem quer se aprofundar em uma área, com a intenção de trabalhar nela. Ou seja, são cursos para otimizar a prática profissional. Nessa categoria, estão inclusos os cursos de especialização e o MBA.
MBA – Master in Business Administration – em português significa, mestre em administração de empresas. Apesar do nome, o MBA não é um mestrado. No Brasil é considerado um curso de especialização, latu sensu, porque é voltado para a prática profissional. Esse curso geralmente é procurado por profissionais que já estão no mercado e que querem melhorar seus conhecimentos nas áreas de gestão e negócios, para se formarem executivos.
Especialização – são os cursos destinados a quem deseja se especializar em determinada área, bem específica, que pode estar ou não relacionada à primeira graduação. Por exemplo, quem se forma em Administração pode fazer especialização em administração pública, hoteleira, de empresas, hospitalar, etc. Em geral, esse tipo de curso é procurado por