Socialização Berger
Ainda quando criança, é desenvolvido uma interação com o próprio corpo, com o meio físico e com outros seres humanos, e são esses outros seres humanos que irão criar os padrões por meio dos quais se realizam tais experiências. Um bom exemplo sobre isso é o horário das refeições pois a criança não só se alimenta em determinado horário mas também sente fome nesse mesmo horário. Em suas relações com outros indivíduos, a criança se depara com um microcosmo bastante circunscrito, e somente mais tarde toma conhecimento que esse microcosmo se entrosa com um macrocosmo de dimensões infinitamente maiores.
Socialização é o nome que é designado para o processo no qual o individuo vai aprender a ser um membro da sociedade e a socialização é a imposição de padrões sociais para a conduta individual. São completamente relativos os padrões impostos no processo de socialização pois não depende apenas das características individuais dos adultos que cuidam da criança mas também dos outros grupos que cercam a família. A socialização é é a iniciação em um universo social, em suas formas de interagir e em seus vários significados.
A linguagem é primordial no processo de socialização pois é a partir dela que a criança fala o que quer, e retém certas coisas. O principal mecanismo que permite o prosseguimento da socialização e a identificação e a interação com os outros: a criança aprende a tomar as atitudes do outro e como desempenhar um papel. As brincadeiras tem importante papel nesse aprendizado.
Interiorização: significa que o mundo social, com sua multiplicidade de significados passa a interiorizar-se na