socialismo
Nome: Alex Marchezan
Trabalho de geografia
Sistema Socialista
Professora: Rosangela Périco
Março_2014
Bandeirante_SC
SOCIALISMO UTÓPICO: Vem do fato de seus teóricos exporem o principio de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcançá-la.
SOCIALISMO CIENTIFICO: Preocupam-se, em primeiro lugar, em compreender a dinâmica do capitalismo e para estudar a fundo suas origens, a acumulação previa de capital, a consolidação da produção capitalista e o mais importante suas contradições.
O socialismo utópico
Saint- Simon (1769-1825)
Charles Faurier (1772-1837)
Robert Owen (1771-1858)
Os socialistas utópicos acreditavam que a implantação do sistema socialista ocorreria de forma lenta e gradual, estruturada no passivismo.
Na opinião deles, o capitalismo tinha que ser substituído por uma sociedade nova que faria do trabalho uma virtude essencial.
Assim:
Os homens deixariam de oprimir seus semelhantes;
Unir-se para juntos dominarem as forças da natureza;
Assim chegaria à justiça social, a liberdade e a igualdade verdadeira.
Socialismo Cientifico
Karl Marx (1818-1883)
Friedrich Engels (1820-1895)
Com o fracasso do socialismo utópico, nos meados do século XIX, surgiu o Socialismo Cientifico.
Esta nova teoria tornou-se força histórica ao se juntar ao movimento revolucionário da classe operária necessitada, pois é uma época que o capitalismo estava forte e desta forma se desenvolvia uma nova classe, a classe do proletariado industrial, empenhada na via de luta revolucionaria.
De acordo com Karl Marx, como seria a implantação do Socialismo?
O Socialismo Marxista é uma ideologia que também almeja alcançar o comunismo, só que por caminhos diversos e mais plausíveis do que o Socialismo Utópico. Na formulação de Karl Marx, a sociedade precisa passar por etapas até obter as condições necessárias para o comunismo. Assim, a sociedade capitalista