Socialismo soviético
HUMBERTO SILVA
MATRÍCULA: 201150188
SOCIALISMO SOVIÉTICO
RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO / 2011
HUMBERTO SILVA
TRABALHO SOBRE O SOCIALISMO SOVIÉTICO
Trabalho Apresentado Em Cumprimento das exigências Da disciplina de (História do Mundo Contemporâneo) Do curso de História.
Orientador / Professor
Sérgio Shaon
Rio de Janeiro
Novembro / 2011
Ao inicio do séc. XX, a classe pobre da população Russa já estava cansada de tantas guerras incitadas por radicais e obras gigantescas consumindo os súditos do Império. Após séculos construindo um dos maiores Impérios do Mundo à sua custa, o povo sentiu que chegava o ponto de ruptura. Os Imperadores Russos mergulharam a Nação em duas guerras: em 1905 contra o Império Japonês o que resultou em uma humilhante derrota e a 1ª Grande Guerra Mundial, esses fatos junto com a grande insatisfação do povo russo, causou um colapso no regime czarista, muito embora a contribuição do Czars tivesse grande relevância como: As construções de belas catedrais, uma cidade sobre pântanos, uma ferrovia que cruzava o Continente e palácios suntuosos capazes de causar inveja a qualquer grande cidade da Europa.
Outros fatos que podemos mencionar para entender melhor os acontecimentos que antecederam a construção do socialismo soviético, foram as guerras civis, que aconteceram entre 1918 e 1920 e que despovoaram cidades, devastaram campos e causaram a morte estimada de 15 milhões de pessoas. A decepção com o governo Bolchevista, que implantou o chamado “Comunismo de Guerra” que se iludiu ao tentar construir o socialismo de uma civilização superior, com o sacrifício do povo.
Após uma breve reflexão sobre esse nebuloso passado. Vamos entender agora o que ocorre com a URSS em 1921. Nesse ano a União Soviética está dividida entre dois paralelos: Teoria e Prática / Sonho e Realidade.
A N.E.P, Nova Política Econômica, foi proposta