a crise do socialismo
Década de 80 - sintomas de crise na URSS:
-Excessiva burocracia - faziam questão de exercer claramente o poder que cada representante da URSS tinha. Ex: Para tirar documentos o representante tinha que assinar papéis, mas também deveria ter a aprovação de alguém, ele valorizava aquela aprovação.
-Escassez de produtos - não havia preocupação prioritária pra produção de bens de consumo, e sim com a produção de bens de produção, como máquinas, equipamentos, siderurgia, etc. A URSS era capaz de mandar foguetes pra Lua, mas o soviético tinha dificuldades para ter um rádio ou TV em casa, tudo era feito para durar e cumprir um objetivo, não existia o consumismo. O cidadão soviético vê que sua vida era muito básica e previsível, todos se vestiam igual.
-Baixa produtividade dos trabalhadores - no capitalismo o trabalhador tem que ser qualificado e produzir, caso contrário fica desempregado, no socialismo, onde não há desemprego, há falta de estímulo ao trabalhador pela produção, pois o quanto ele produziria não importava, ele ganharia a mesma coisa, isso ocasionava a estagnação econômica.
-Priorização da indústria bélica - quando Stalin assume o governo da URSS, ele estimula o desenvolvimento de indústrias de bens de produção, siderúrgica, de máquinas e equipamentos, a economia soviética tinha como prioridade o setor bélico, não associava o desenvolvimento tecnológico ao consumo. O desenvolvimento tecnológico pressupõe o crescimento de setores estratégicos, que nesse momento era a indústria bélica. A produção não visava o lucro, visava o bem da população.
-Indústria de bens de consumo e setor de serviços obsoletos
-Eliminação dos opositores - todos que divergiam da orientação do governo, eram expurgados, para Sibéria, não se aceitava qualquer tipo de oposição. Uma das características dos países socialistas era o centralismo político, era obrigatório defender o que a maioria propunha, mesmo se não concordasse.
-Informalidade na