socialismo e estado sovietico
UBM
Curso de Direito
SOCIALISMO
Barra Mansa
2014
INTRODUÇÃO
O SOCIALISMO é o conjunto de doutrinas que se propõe a promover o bem comum a todos pela transformação da sociedade e da relação entre classes, mediante a alteração do regime de propriedade; sistema político que adota essa doutrina.
1. SOCIALISMO
Socialismo é uma forma de denominar genericamente um conjunto de teorias socioeconômicas, ideologias e práticas políticas caracterizado pela apropriação dos meios de produção pelo coletivo. Incluem-se nessa denominação o socialismo utópico e a social-democracia até o comunismo e o anarquismo.
As múltiplas idéias de socialismo dividem uma base comum entre Si, que é a transformação do ordenamento jurídico e econômico, tendo como base a propriedade privada, individual dos meios de produção, em uma nova e diferente ordem social. Caracterizando uma sociedade socialista, é necessário que estejam presentes alguns elementos fundamentais: limitação do direito à propriedade privada, controle dos principais recursos econômicos pelas classes trabalhadoras e a intervenção dos poderes públicos na administração desses recursos econômicos, com a finalidade de promover a igualdade social, política e jurídica. Para muitos teóricos socialistas contemporâneos, é fundamental também que o socialismo se implante pela vontade livremente expressa de todos os cidadãos, mediante práticas democráticas, onde cada um exponha suas idéias individualmente com liberdade.
2. ORIGENS DO SOCIALISMO
3. CARACTERISTICAS DO SOCIALISMO NO SECULO XIX
No século XIX, o capitalismo não estava sendo agradado aos trabalhadores europeus por causa da condição de exploração em que viviam.
Os proletariados enxergaram uma solução no socialismo, que figurava como um acervo de ideias que tinha como objetivo a implantação de um modelo de sociedade mais