Cateter Central Venoso
Data: 27/03/2014
Turma- S1 Sumário
Introdução ___________________________________________ Pág. 2
Vantagens ____________________________________________ Pág.3
Tipos de Cateter
Indicações e Contra Indicações ___________________________ Pág. 4
Cuidados de Enfermagem _______________________________ Pág. 5
Complicações
Conclusão ___________________________________________ Pág. 6
Referencias
Introdução
O cateter venoso central é utilizado em pacientes com necessidades habituais de infusão de líquidos, administração de nutrição parenteral, administração de soluções hiperosmolares, infusão de drogas vasoativas e administração de outras drogas que requeiram uma perfusão constante de longa e média permanência. O procedimento cateterização venosa central, também denominado acesso venoso central. Este procedimento pode ser definido como o posicionamento de um dispositivo apropriado de acesso vascular, cuja extremidade atinja as veias calibrosas do sistema venoso central. O sistema venoso central inclui as veias cava superior, cava inferior, subclávia, jugular interna, ilíaca, braquiocefálica e femoral.
Os sítios de cateterização mais utilizados, levando em conta a facilidade de inserção, indicações e menor risco de complicações, são as veias subclávia, jugular interna e femoral.
Vantagens Longa Permanência
Devido às propriedades físicas específicas do Teflon e poliuretano, está comprovado que estes produtos podem permanecer no organismo por longos períodos, reduzindo-se a frequência de troca do cateter, e com isto se diminui o risco de infecções bacterianas.
Inserção mais fácil e menos traumática
Devido à maleabilidade, elasticidade, suavidade e flexibilidade dos produtos, sua inserção é muito mais fácil e não produz sofrimentos, com um maior conforto para o paciente.
Não contaminam os líquidos transportados
Pelo fato do poliuretano e o Teflon serem materiais altamente estáveis,