Social
Fernanda Grilo
Rhayany Freitas
Rhaíssa Cola
Psicologia Social I
Vila Velha
2014
1 Qual a diferença entre sexo e gênero?
Ainda que muitas pessoas desconheçam, sexo não é sinônimo de gênero. Sexo diz respeito aos aspectos e características biológicas (macho e fêmea). O conceito de gênero (feminino e masculino) se dá por meio de uma construção social. É por meio da sociedade que ocorrerá a definição do que é considerado comportamento adequado a mulheres, ou seja, ao feminino e adequado aos homens dado por masculino. O desenvolvimento do gênero será construído socialmente e culturalmente, de forma simbólica, por interesses, comportamentos, etc. Enquanto as diferenças sexuais são físicas e biológicas, as diferenças de gênero são socialmente construídas.
2 Qual a importância do movimento feminista na discussão sobre gênero.
A importância consiste no fato em identificar quanto à distinção entre homens e mulheres não somente quanto as diferenças singulares e gerais, mas principalmente quanto as distinções no que tange as interações sociais. Com enfoque na ótica das interações sociais, a distinção quanto ao posicionamento diante das questões sociais, educacionais dentre outros.
Devemos ressaltar que o conceito de gênero é indispensável ao abordar assuntos de cultura, desenvolvimento, grupos, sociedade, família, escola, etc. A psicologia social trata deste conceito, ao referir-se a aspectos de desigualdade, desenvolvimento conceitual de modelos teóricos explicativos, propostas de intervenção, etc.
3 O que vem a ser patriarcado?
Refere-se a um território governado por um patriarca, tem como definição ideológica a supremacia do homem nas relações socias. É uma forma de hierarquia onde os homens detêm o poder e as mulheres são subordinadas a eles. Estabelece o poder de uma autoridade religiosa masculina sobre seus subordinados. Podemos entender também onde o homem impõe o seu poder aos familiares, empregados ou aspectos