Social
Introdução
O objetivo deste texto e fazer uma reflexão no âmbito das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes bem como a trajetória histórica da violência contra a criança e adolescente .
Assim como as políticas e a legislação que surgiram para defender os direitos dos mesmo.
A história da violência contra o criança e adolescente é vivencia da a vários séculos de forma sutil ou cultural as crianças são submetidas as mais diversas formas de violência,como no Brasil colonial que as crianças eram vistas como “pequeno adulto” e no momento seguinte como um “adulto em miniatura “,essas crianças não tinham infância eram obrigados e governar,casar como também podiam ser presos e mortos de acordo com a pena que lhe fosse imposta.XVIII e XIX as crianças ainda eram criadas e amamentadas por amas de leite,e suas vidas e destinos pertenciam ao matriarca da família .
Os primeiros indícios das políticas sociais no surgem no século XX,mas com o intuito de sanar problemas de ordem social,pois os jovens e crianças eram vistos como delinquentes,sendo assim a infância passou por muitas transformações ao longo dos tempos,mas sempre com a violência presente.
Em 1927 , foi promulgado o primeiro código de menores,em 1943,o código foi atualizado com as novas leis do trabalho;No ano de 1979 “Ano internacional da criança e do Adolescente,foi promulgado um novo código,Lei n 6.679.Em 1990 surge o Estatuto da Criança e do Adolescente –ECA,só nesse momento que a criança e adolescente passar ser vista como cidadão,e o estatuto que assegura os direitos da criança e o dever do estado,de prover a estrutura para que as crianças e adolescentes tenham direito as legislação que nele estão.
No campo das políticas públicas é possível observar que na medida em que a concepção de infância foi evoluindo a legislação foi se adaptando sendo assim surgem as políticas sociais atuais. No âmbito da assistência social,