Biossegurança hospitalar
Centro de Educação a Distância
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
* Kátia de Oliveira
RA: 254807 * Jonatas Amaral da Guia
RA: 263829 * Patrícia Alves Sampaio
RA: 264725
Sobradinho/DF
06 de Junho de 2012
* Kátia de Oliveira
RA: 254807 * Jonatas Amaral da Guia
RA: 263829 * Patrícia Alves Sampaio
RA: 264725
Desafio de Aprendizagem
BIOSSEGURANÇA
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Sobradinho/DF
2012
Introdução
Acredita-se que a atividade laboral fundamentada em bases científicas pode evitar o desperdício de produtos, o desgaste e a corrosão precoce de artigos e superfícies, contribuir para a saúde ocupacional dos funcionários, evitando exposição a agentes químicos, biológicos, riscos ergonômicos e para a saúde ambiental.
O serviço de limpeza de um hospital tem particular importância no controle das infecções hospitalares, por garantir a higiene das áreas e artigos do hospital, reduzindo assim as infecções cruzadas. Na medida em que as infecções hospitalares podem ser a conseqüências da exposição do ambiente contaminado, através da poeira mobiliária, equipamentos e outros, uma higiene ambiental eficiente é fundamental para a diminuição das infecções.
De qualquer forma a higiene presta uma imprescindível ajuda, direta ou indiretamente para o paciente que permanece no serviço para receber algum atendimento. O serviço de higiene vem crescendo na sua importância, paralelamente ao desenvolvimento da tecnologia e da cultura. Hoje em dia, por exemplo, já se dispõe da separação do lixo infectante em caixas coletoras, sacos padronizados de lixo hospitalar e do lixo comum, exigindo do profissional de limpeza e higienização conhecimento que deve ser aprimorado a cada dia.
O processamento descrito