Biossegurança- infecção Hospitalar.
Brasília, 25 novembro 2013.
Biossegurança
Infecção Hospitalar
Alunos
Brasília, 25 novembro 2013.
INTRODUCÂO
Considerando as infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais, e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar, de vigilância sanitária e outras, tomadas no âmbito do Estado, do Município e de cada hospital, atinentes ao seu funcionamento. Visando o conforto dos profissionais e usuários deste sistema, buscaremos apresentar normas, técnicas e leis a serem cumpridas para facilitar o trabalho e trazer melhoras na área hospitalar. Deste modo diminuindo os casos de infecções nestes locais.
DEFINIÇÃO
Infecção hospitalar é toda infecção adquirida dentro de um ambiente relacionado à saúde (hospitais, unidades básicas, asilos). A maioria das infecções hospitalares é de origem endógena, isto é, são causadas por microrganismos do próprio paciente.
Isto pode ocorrer por fatores inerentes ao próprio paciente, exemplos disso, são paciente portador de diabetes, obesidade, imunossupressão, tabagista ou pelo fato de, durante a hospitalização, o paciente ser submetido a procedimentos invasivos diagnósticos ou terapêuticos podendo ser; cateteres vasculares, sondas vesicais, ventilação mecânica, entre outros. As infecções hospitalares de origem exógena geralmente são transmitidas pelas mãos dos profissionais de saúde ou outras pessoas que entrem em contato com o paciente.