administração
Filosofo grego Sócrates, tempos da antiguidade, numa discussão com Nicomaquides , coloca seu ponto de vista sobre administração.
Qualquer coisa que o homem possa presidir, ele será capaz de prove-lo.
Plantão (429 a.C) filosófico grego, discípulo de Sócrates, preocupar se profundamente com os problemas políticos inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra a republica, expõe o seu ponto de vista sobre democrática de governo de administração dos negócios públicos.
Aristóteles: Filosofo grego deu enorme impulso a filosofia principal a cosmologia, noologia metafísica, ciências naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano. No seu livro distingue três formas de administração publica: Monarquia, aristocracia e democracia.
Francis Bacon: (1561 – 1626) filosofo estadista inglês fundador lógica moderna, antecipou-se ao principio conhecimento em administração como principio da prevalência do principio da sobre acessória.
René Descartes: (1596 – 1650) filosofo, matemático e físico Frances fundador da filosofia moderna. O discurso do método descreve os preconceitos do seu método cartesiano, serviu para tradição cientifica do ocidente.
Thomas Hobbes (1588 – 1679) desenvolveu a teoria da origem contratualista do estado, segundo qual o homem primitivo, vivendo em estado selvagem, passou lentamente a vida social, homem primitivo era um ser anti-social pro definição em guerra permanente com o próximo.
Jean-Jaques: (1712 – 1778) teoria do contrato social – O estado surge de um acordo de vontades.
Karl Marx: ( 1818 – 1883) com seu parceiro Friedrich Engeles (1820 – 1895) teoria de origem econômica no estado. O surgimento do poder político e do Estado, Fruto da dominação econômica do homem pelo homem.
INFLUÊNCIA DA IGREJA CATOLICA
Influencia da igreja Católica. Através do século a norma administrativa e princípios de organização publicam foram-se transferindo das instituições dos estados