Biossegurança na Farmacia Hospitalar
FACULDADE DE FARMÁCIA
BIOSSEGURANÇA NA FARMÁCIA HOSPITALAR
ESTÁGIO HOSPITALAR REALIZADO NO HOSPITAL DE URGÊNCIAS DE GOIÂNIA – HUGO
Sob supervisão da Professora Leila Abou Salha
Acadêmicas: Aline Gabriela Rodrigues e Fernanda Vieira Teixeira
Goiânia, 07 de agosto de 2014.
1. CONCEITOS IMPORTANTES
1.1 BIOSSEGURANÇA
A biossegurança, era definida como “o estado, qualidade ou condições de segurança biológica, de vida e de saúde dos homens, dos animais e das plantas, bem como do meio ambiente, não hierarquizando essa proteção, dos riscos associados aos organismos geneticamente modificados segundo a Lei 8.974/95 “( Teixeira, P. & Valle,S. BIOSSEGURANÇA .UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1998. 1ª reimp.) Esse conceito de biossegurança foi, entretanto, ampliado pois os riscos não estão restritos somente aos organismos geneticamente modificados. O conceito a seguir está intimamente relacionado com os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, objetos de estudo do Núcleo, pois têm Riscos nas três esferas do conhecimento: FÍSICOS, QUÍMICOS e BIOLÓGICOS:
“É o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais , do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos “ (Comissão de Biossegurança – FIOCRUZ).
A biossegurança em saúde contribui substancialmente para a qualidade, promoção e proteção a saúde, assegurada nos princípios básicos do SUS.
Ainda dentro dessa visão da relação da Biossegurança com todos os ambientes e os seus riscos e não somente com microorganismos é importante definirmos a Qualidade da Biossegurança, que segundo definição da CTBio- FioCruz é o “conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de