Resenha - A sociedade em Rede
Os movimentos sociais contemporâneos e as transformações na estrutura da sociedade do século XXI
Thaís Mota Lima Valle
RESUMO
Inicialmente, o objetivo é esclarecer que há uma notória alteração nos movimentos sociais contemporâneos no que tange a sua forma e conteúdo. Tais alterações são o resultado da evolução da própria sociedade: conforme foi se modificando a estrutura da sociedade, modificaram-se as necessidades, as reivindicações, as perspectivas e as abrangências dos ideais. Vivemos, atualmente, em uma sociedade em rede, amplamente modificada pela evolução tecnológica, que alterou de maneira drástica toda a forma organizacional da sociedade, influindo, decerto, na forma de pensar de muitas gerações.
PALAVRAS-CHAVE: movimentos sociais; conceito; sociedade em rede; inovações tecnológicas. INTRODUÇÃO
O presente artigo visa iniciar uma compreensão acerca da nova estrutura organizacional da sociedade do século XXI, a partir da análise da obra do autor Manuel Castells, para que seja possível, posteriormente, identificar as características dos movimentos sociais contemporâneos. A leitura do prefácio do volume I - “A Sociedade em rede” – escrito pelo ilustre autor supracitado destaca determinados fatos ocorridos no âmbito social e econômico como tendências sociais a serem analisadas para que seja possível a construção de uma teoria social capaz de apontar as alterações estruturais da sociedade.
No Brasil, vivemos tempos conturbados, prevalecendo a incerteza e a desorientação dos membros da sociedade. Tal contexto serve como indicador de que vivemos um período transitório de diferentes formas de sociedade, onde o sistema anterior não atende às novas exigências sociais, todavia, coexiste com o novo modelo organizacional, causando uma espécie de caos urbano.
Insta salientar que várias transformações sociais, tecnológicas, econômicas e culturais importantes se uniram para dar origem a uma nova forma de sociedade.