AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE APOIO NA PERSPECTIVA DO CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR.
PEREIRA, MS, Prado MA, Leão ALM, Souza DN.
Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 1999; 1(1). http://www.fen.ufg.br/revista/revista1_1/aval.html
O presente artigo - Avaliação de Serviços de Apoio na perspectiva do Controle de Infecção Hospitalar - apresenta uma análise do funcionamento e do padrão de qualidade dos serviços de apoio, com um estudo descritivo analítico em 13 hospitais, sendo 9 hospitais da rede privada, abrangendo 43 serviços de apoio, e 4 da rede pública, num total de 19 serviços de apoio, levando em consideração a infraestrutura, principalmente, em relação ao atendimento aos pré-requisitos para o controle da infecção hospitalar.
O programa de controle de infecção hospitalar (IH) utilizado como parâmetro para avaliar a qualidade da assistência da saúde estava em funcionamento em todos os hospitais pesquisados. Os serviços de apoio hospitalar como: o laboratório de microbiologia, farmácia, lavanderia, higiene e limpeza, serviço de nutrição e banco de sangue refletem a qualidade do serviço no controle de infecção hospitalar.
Diante deste contexto, para a análise do controle de transmissão das infecções nos hospitais analisados, o estudo revelou que 76% dos serviços contavam com o microbiologista à frente das atividades e 78% possuíam padronização de seus procedimentos. De fato, é neste setor que encontramos as etapas da investigação epidemiológica que auxiliam o diagnostico das infecções, orientando a padronização e prescrição de antibióticos, gerando e fornecendo relatórios sobre a distribuição de microrganismos identificados em sítios corporais e unidades do hospital. O sucesso dos programas de controle de IH depende do envolvimento ativo do laboratório de microbiologia. Quanto aos serviços de nutrição e dietética foram relatados que são oferecidos treinamento aos seus funcionários com noções básicas de higiene e limpeza, porém alguns não contavam com estrutura