Social commerce
Estabelecer presença nas mídias: O número de usuários nas principais midias sociais indica que parte de nossos potenciais clientes já deve estar ali, portanto, o primeiro passo é colocar a empresa em cada midia social relevante por meio de uma página ou perfil.
Prospectar clientes: . É preciso filtrar dentre os usuários, aqueles cujo perfil tem afinidade com os produtos oferecidos e as mídias sociais oferecem recursos para se fazer essa prospeção. A tarefa é localizar o público alvo e mostrar que a empresa tem coisas interessantes para oferecer em termos de conteúdo e de produtos.
Atrair seguidore: O próximo passo é trazer usuários para o ambiente da empresa, por exemplo, torná-los fãs da pagina da empresa no facebook ou um seguidor do twitter. As pessoas vão fazer isso na medida em que haja identificação com a empresa e um estímulo para essa adesão.
Desenvolver Conteúdo: No ambiente virtual devemos produzir conteúdo que estimule o interesse e o envolvimento das pessoas. Naturalmente, cada empresa tem um perfil e caracteristicas específicas, mas cada situação tem a sua abordagem mais adequada e que será eficaz na medida em que despertar o interesse dos usuários.
Estabelecer Relacionamento e interatividade: Mídias sociais são o ambiente propicio para o relacionamento e interatividade, afinal, as pessoas freqüentam mídias sociais para se expor e saber sobre outras pessoas e coisas interessantes. Atendimento ao cliente, sugestões de melhorias, idéias para novos produtos, avaliações, entre outras, vão fortalecer a imagem da empresa.
Estimular a ação da compra: Uma vez estabelecido o relacionamento com o usuário, uma boa parte do caminho para a compra já foi percorrida. É preciso agora estimular a compra por meio de campanhas, ofertas, concursos e inúmeras outras formas que a criatividade permitir. A finalização da compra pode ser feita no próprio ambiente da midia social, como já é possível fazer por meio do f-commerce ou em uma