Competividade e produtivida
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ – CESI
ACADÊMICAS: LAMARA MELO DOURADO E LEILY GARCIA SHINKAIS
PROFº : EDNEY
DISCIPLINA: COMPETITIVIDADE PRODUTIVIDADE
Exercicio de fixação
IMPERATRIZ – MA
2013
1)O que significa o conceito de competitividade para Porter?
R= Para Porter a competitividade é a habilidade ou talento resultantes de conhecimentos adquiridos capazes de criar e sustentar um desempenho superior ao desenvolvido pela concorrência. E segundo do mesmo, o conceito mais adequado para competitividade é a produtividade.
2 ) O que significa dizer que as forças competitivas são dinâmicas e possuem intensidades diferentes?
R= Todas as cinco forças competitivas (entrada, ameaça de substituição, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os atuais concorrentes) em conjunto determinam a intensidade da concorrência na indústria , bem como a rentabilidade , sendo que a força ou as forças mais acentuadas predominam e tornam - se cruciais do posto de vista da formulação de estratégias. De acordo com isso, pode se concluir que cada um delas tem sua característica técnica e econômica.
3) Das fontes de barreiras a entrada ,cite duas que são mais críticas e onerosas pra empresa e porque?
R = Diferenciação de produto, porque pode ser considerada como uma das mais importantes porque são investidos muitos arriscados e que podem falhar e o acesso aos canais de distribuição, porque quanto mais limitado os canais no atacado e no varejo pra um produto e quanto maior o controle dos concorrentes existentes sobre eles, obviamente será mais difícil a entrada na indústria.
4) Das fontes de barreiras de barreiras de entrada, grandes escalas e os consequentes custos mais baixos podem envolver trade – offs. Por que isso ocorre?
R = Os trade-offs criam a necessidade de escolha e protegem a empresa contra reposicionadores e imitadores. Surgem porque uma empresa