Sociais
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Atividade 1: Filme Crianças Invisíveis
Olho d’Água das Flores – AL
2009
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Atividade 1: Filme Crianças Invisíveis
Atividade solicitada pela docente Elza Maria, da disciplina Fundamentos da Educação Infantil na Universidade Federal de Alagoas para fins avaliativos.
Tutora online: Maria do Socorro Dias de Oliveira
Equipe:
Olho d’Água das Flores – AL
2009
Filme: Crianças Invisíveis
1. Qual a condição de ser criança e ter infância em cada um dos curtas eleitos?
2. Considerando que um diretor de cinema de Alagoas fosse convidado para dirigir um curta com a mesma temática, que situações ele deveria filmar para retratar a realidade da infância nesse Estado?
Após assistirmos o documentário “Crianças Invisíveis” que envolve sete países, sete diretores e sete realidades infanto juvenis. Percebemos que tem por finalidade denunciar e causar reflexão relativamente sobre a realidade desumana em que vivem as crianças, que são excluídas da sociedade, muitas delas assumindo responsabilidade que não lhe cabem, cometendo crimes para cumprir ordem de adultos exploradores de crianças e/ou sem oportunidade de viverem como crianças, passando a viverem sem cidadania. Diante das injustiças cometidas em cada sociedade, abrem um desdobramento as questões do trato com as crianças e das inúmeras realidades vivenciadas por aquelas crianças que não tiveram oportunidade de verem seus direitos serem respeitados. Partindo para nossa realidade devemos incluir nossos alunos menos favorecidos a uma educação de qualidades, transformando vida e modificando realidades, oportunizando-lhes a prosperarem na vida com dignidades, consequentemente sendo cidadão e cidadãs. Escolhemos três curtas metragens, que nos chamou atenção por estar mais próximo da