sociais
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
ROSIMEIRE SOUSA CRUZ
SERVIÇO SOCIAL NA DESIGUALDADE PRÉ CAPITALISTA
GURUPI-TO
2013
ROSIMEIRE SOUSA CRUZ
Serviço Social na Desigualdade Pré Capitalista
Trabalho apresentado ao Curso (Curso de Graduação em Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Sociologia, Fundamentos Históricos,Teóricos e Metedológicos, Ciência Politica e Filosofia].
Prof. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rosane Malvezzi
GURUPI-TO
2013
Sumário
Sumário 3
1.Introdução 4
2.Desenvolvimento 5
3.Considerações Finais 7
4.Referências 8
1. Introdução Em modos de produção pré-capitalistas, a pobreza e as desigualdades sociais eram intimamente ligadas à escassez, consoante o baixo grau de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção associadas àquelas. A “questão social”, no presente, passa a ser definida pelas suas novas expressões, e não pela sua célula medular, a saber: a exploração do trabalho assalariado pelo capital e as lutas dos trabalhadores contra esta exploração e outras formas de opressão.
2. Desenvolvimento
O assistente social tem na “questão social” a base de sua fundação enquanto especialização do trabalho; ou seja, tem nela o elemento central da relação profissional e realidade. Nesta interface, os assistentes sociais são chamados a intervir nas relações sociais cotidianas, visando à ampliação e consolidação da cidadania na garantia dos direitos civis, políticos e sociais aos segmentos menos favorecidos e mais vulnerabilidades socialmente (trabalhadores, crianças, adolescentes, idosos, portadores de