pensamento lean
Cristiane Weiss de Oliveira
Professor: Reinwald Roepcke
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelo em Administração (ADG 1651)
Módulo VIII
RESUMO
O pensamento Lean vem da manufatura enxuta ou Lean Manufacturing é uma filosofia de manufatura que busca reduzir o tempo entre o pedido do cliente e a entrega, através da eliminação de desperdícios. Foi adaptada do sistema Toyota de produção e desenvolvida inicialmente na fabricação de automóveis da fábrica no Japão, uma cultura introduzida no pós guerra para tornar a companhia competitiva com empresas americanas que já adotavam sistemas de produção em série, qualidade total, entre outras ferramentas. Porém, era preciso fazer mais para ter um diferencial. Foi então que o fundador do Lean adaptou esta filosofia as necessidades e implantou em sua fábrica técnicas inovadoras de redução de desperdício que o tornaram líder de mercado.
Palavras-chave: lean manufacturing, desperdícios, sistema Toyota.
1 INTRODUÇÃO O lean manufacturing é basicamente um método de pensar em valor para o cliente. Reduzindo o tempo entre um pedido e sua entrega o que tem valor para o cliente, através da contínua eliminação das etapas desnecessárias: os desperdícios.
Os desperdícios por sua vez são sintomas de problemas reais. As atividades do lean estão sempre voltadas para o que agrega valor ou atividades que transformam os materiais ou as informações em produtos que o Cliente deseja.
O principal desafio do Lean dentro das organizações é a mudança de cultura dos envolvidos, é preciso persistência, para sua implantação, mas depois que a mentalidade está modificada a empresa terá um sistema que propiciará bem estar e muitos ganhos no ambiente e nas maneiras de trabalhar, possibilitando que os próprios trabalhadores defendam e vivam a cultura lean.
2 Surgimento do Lean Manufacturing
Segundo RIANI, 2006, o princípio