Sobressalentes - básico
Que serve de reserva para substituir outro do mesmo gênero.
Tipos de sobressalentes
Existem dois tipos de peças sobressalentes:
• Itens reparáveis - são unidades que podem ser recuperadas, isto é, em caso de avaria a peça é substituída por uma semelhante e a que apresenta falha procede para o centro de reparação para posteriormente ser reposta no armazém;
• Itens consumíveis ou descartáveis - são unidades que são diretamente descartadas e substituídas por outras que se apresentam em estoque.
Um dos grandes desafios dos gestores é conseguir definir a quantidade e localização das peças sobressalentes, como é o caso do sector da aeronáutica, que possui peças com elevado custo de aquisição e de armazenamento. Existem duas fontes de estacionariedade na procura de peças de aviões: pequenas peças que vão ter uma procura mais previsível (os parafusos, filtros, chips, etc.) e as peças de maior porte e maior valor acrescentado, (motores, sistemas hidraulicos, componentes das asas, etc.) que vai variando ao longo do tempo. Para estas peças de maior valor existem umas previsões de quanto tempo demoram a danificar-se ou mesmo destruirem-se, mas mesmo assim nunca se tem a certeza de que elas aguentam até a essa estimativa. Por isso mesmo, tem que se ter uma atenção especial para que não tenhamos uma ruptura do stock nem um excesso de peças sobressalentes de valor acrescentado.
Um dos pontos fulcrais de uma boa gestão é detectar o tempo de vida das peças para que haja um rápido ajustamento de stock. Geralmente se tivermos uma detecção mais retardada do tempo de vida da peça os custos de transporte da peça sobressalente vão subir muito, devido ao facto de os fornecedores terem que transportar a peça num curto espaço de tempo, ou então a resposta à falha da peça é muito grande, levando a que os clientes fiquem descontentes.
A localização de armazéns é um dos pontos elementares da logística de sobressalente pois a resposta à procura de peças tem que