Gestao
Estoque invariavelmente é sinônimo de custo, mesmo que, em alguns casos sua existência seja inevitável. A Administração de Materiais tem como preocupação constante o estudo de sua redução. Em relação aos custos de posse dos estoques, podemos afirmar que:
Respostas:
O custo de obtenção independe do número de lotes adquiridos no período considerando uma demanda pré-definida.
2
Um determinado item de estoque apresentou consumo real de 30 unidades em janeiro/09, 27 unidades em fevereiro/09, 33 unidades em março/09 e 50 unidades em abril/09. Sendo que o custo do item em análise é de R$37,00, conclui-se que o seu valor de consumo será de:
Respostas:
R$1.295,00.
3
Na gestão da logística empresarial o domínio dos fundamentos relativos aos indicadores, que permitem medir resultados facilitando o controle e o ato de tomar decisões, é estratégico para atingir resultados positivos. Diversos tipos de controle são necessários e, como exemplo, podemos citar a tabela abaixo que indica a movimentação do estoque de determinado item no primeiro trimestre de 2010. A partir de controles desse tipo, diversos indicadores podem ser calculados:
Respostas:
Levando-se em conta a mesma tabela do item de estoque analisado, o cálculo da cobertura resulta em 0,71 dias.
4
Modelo JIT (Just-In-Time): Podemos definir o JIT como uma filosofia para a gestão dos processos, sendo seu princípio básico a eliminação de perdas, ou seja, atividades que não agregam valor ao produto no processo de operação do negócio.
Respostas:
As afirmações (I) e (II) são corretas e a (II) explica a (I).
5
Atualmente, dentro das características econômicas das empresas, as aquisições de materiais, de matérias-primas, etc., não podem ser feitas de forma impensada e arbitrária; é perfeitamente lógico que se vamos consumir, para executar determinado plano de produção, uma tonelada de matéria-prima, não devemos adquirir dez toneladas; condena-se esta compra por ser desnecessária, demandando grande