Gestão de Estoques
Passo 1
Gestão de Estoques
O presente capítulo busca mostrar a importância de uma gestão eficiente de estoque dentro do contexto empresarial, focando na possibilidade de obtenção de vantagens competitivas via gestão de inventários, principalmente através da sua contrapartida em termos de custos. Em seguida, coloca-se a especificidade da gestão de estoque de sobressalentes de manutenção, chamando a atenção quanto à relação existente entre a estratégia de manutenção e a política de estoques, principalmente em função das características especiais desse tipo de material. Por fim, é feita uma síntese da evolução da gestão de estoques, desde o início do século X, quando surgem as primeiras publicações a respeito do assunto, até as contribuições mais recentes.
2.1 A importância da gestão de estoques no contexto empresarial paradas ou para evitar exposição à riscos elevados
Os estoques assumem funções fundamentais no processo produtivo. Eles podem ser utilizados como precaução contra incertezas e flutuações da demanda e também como reguladores da produção, evitando grandes oscilações das necessidades de produção. Estoques de material em processo criam independência entre os estágios produtivos, permitindo que cada estágio opere a uma taxa ótima. As empresas podem ainda manter a guarda de materiais utilizados para manutenção do sistema e maquinaria produtiva, evitando perdas de produção por
Por sua vez, a falta de produtos acabados pode levar à perda de vendas e redução do nível de satisfação dos clientes. A falta de matéria-prima pode interromper a linha de produção, exigindo a sua reprogramação e, consequentemente, gerar custos adicionais.
Além das funções citadas, os estoques possuem importantes funções econômicas, podendo servir tanto para a estabilização de preços quanto para fins especulativos.
Pelo fato do estoque servir a diversos propósitos e de impactar diferentes áreas das organizações, a sua administração é, muitas vezes, ponto de discussão