Lojistica
Edilson Francelino de Souza
RESUMO
O presente artigo explora os fatores relevantes para a reorganização estratégica e tática dos almoxarifados da Empresa Eletrobras Eletronorte. Visa o atendimento de material estratégico para a manutenção do sistema de transmissão de energia, através da redução do tempo de atendimento e os conseqüentes custos não só financeiros mais também de credibilidade e confiabilidade, uma vez que a empresa transmite a sua importância para o Estado de Mato Grosso, já que se atende à capital e ao norte do estado, região onde houve crescimento da demanda do sistema de transmissão para o atendimento do novo mercado. A análise dos resultados identificou problemas em nível estratégicos no que se refere à localização e em nível operacional quanto à elaboração de planos de contingência.
Palavras-chave: Almoxarifados; Credibilidade; Localização.
1. INTRODUÇÃO
A política ótima para a logística de Almoxarifados estratégicos na guarda e distribuição de material de transmissão, trata-se de um conjunto de regras de decisão que permita com um custo mínimo de operações de estoque e um risco mínimo de falta de material atender no menor tempo a demanda de sobressalentes da manutenção.
2. LIMITAÇÕES DO TRABALHO O universo deste trabalho se limita a propor uma nova estrutura na logística de armazéns, não estabelece política de sobressalentes, uma vez que, já está definida na IN – LS 026 Gestão de Material Sobressalente. Também não trata das funções de armazenagem como: preservação, arrumação, embalagem etc., estão definidos esses conceitos no Manual de Armazenagem da Eletrobrás.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para Dias (1993), um método adequado de armazenagem possibilita diminuir os custos de operação, melhorar a qualidade do produto e acelerar o ritmo dos trabalhos.
As centrais de distribuição têm um papel fundamental no aumento da eficiência de movimentação dos materiais. Promovem a compensação