lojistica
Nossa política de insumos começa no campo. Mantemos ações de relacionamento com agricultores que cultivam cevada e frutos de guaraná, ambos essenciais na fabricação de boa parte de nossos produtos.
No município de Maués (AM), um dos maiores produtores do fruto de guaraná no Brasil, a Ambev compra grande parte da produção local. A Ambev mantém em Maués um centro de pesquisa para o fomento do cultivo do guaraná. A Fazenda Santa Helena, criada há 35 anos, abriga o maior banco genético do fruto no mundo, com mais de 70 mil plantas cultivadas.
A cada ano, no Dia do Guaraná, produtores são convidados a visitar o local, onde conhecem novas técnicas para aperfeiçoar o cultivo do guaraná. Em seus viveiros são desenvolvidas mudas de elevada produtividade e imunes a pragas, distribuídas aos produtores.
No sul do Brasil, estimulamos a produção de cevada. O projeto Dia do Campo, evento que promovemos há dez anos, consiste na realização de encontros entre agricultores locais e técnicos da Ambev.
Esse contato eleva a qualidade da safra e diminui perdas. Os agricultores conhecem os resultados das pesquisas com fertilizantes e participam de treinamentos para aprender avançadas técnicas de plantio, desenvolvidas em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com o Dia de Campo, a Ambev ampliou em mais de 30% a área de cultivo de cevada no Rio Grande do Sul. A iniciativa conta com a presença de agrônomos da Embrapa.
Nos campos de cevada, a Ambev adquire a produção de aproximadamente 3.800 produtores – cerca de 1.500 no Sul do Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina; outros 1.500 no Uruguai, em Paysandu e Nueva Palmira e 800 na Argentina, em Puan e Tres Arroyos.
Outros ingredientes essenciais na fabricação da cerveja, o lúpulo e o fermento, têm origens distintas. Planta trepadeira que cresce apenas em algumas regiões do planeta, o lúpulo é importado de países como Estados Unidos, Alemanha e República Tcheca,