Lojistica
Logística é uma parte da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação pela terra, ar e mar e na distribuição de produtos.
Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir desenvolver mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo assim os custos. Para isso, os profissionais em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, especialmente a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu porque a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial. Nos dias de hoje, com a globalização da economia, os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.
Logística no Brasil
A história da logística empresarial no Brasil ainda é muito recente e podem ser destacados nos seguintes períodos:
Até os anos 60
• Desconhecimento do termo e da abrangência da logística fora da área limitar.
• Inicio da utilização do contêiner no Brasil
Anos 70
• A informática ainda era um mistério, com custo elevado e de domínio restrito.
• Iniciativas no setor de energia e automobilismo, principalmente nas áreas de gestão, movimentação, armazenagem e distribuição de peças e competentes em função da complexidade na montagem de automóvel, que envolvia mais de 20.000 diferentes SKUs para cada modelo.
• Fora do segmento automobilístico, o setor de energia elétrica definia normas para embalagem, armazenagem e transporte de materiais.
• Em 1977, são criadas a ABAM - Associação Brasileira de Administração de Materiais, e a ABMM - Associação Brasileira de Movimentação de Materiais, que não se relacionam e nada tinham de sinérgico.
• Em 1979, é criado o IMAM – Instituto de